O QUE É WORDPRESS?
O WordPress é uma das principais plataformas da atualidade para a construção de sites, blogs, portais e e-commerces (lojas virtuais). Em resumo, ele é um Content Management System (CMS) ou se preferir, em português, ele é um Sistema de Gestão de Conteúdo.
É uma plataforma open-source (código aberto) e muito fácil de mexer, por isso ele acabou se tornando extremamente popular. O fato de ter seu código aberto e permitir que qualquer pessoa ou empresa fizesse uso da plataforma sem ter custos, ajudou o WordPress a se popularizar.
HISTÓRIA DO WORDPRESS
Originalmente, o WordPres surgiu como uma plataforma para blogs em 2003. Ele foi desenvolvido a partir de um sistema já existente na época, o b2/cafelog. Naquela época, as principais plataformas para blogs eram o Blogger (adquirido pelo Google) e o Movable Type.
Com o passar dos anos o WP evoluiu rapidamente. Muito devido ao fato dele ser uma plataforma open-source (código aberto), o que permitiu (e ainda permite) que as pessoas o utilizem sem custo e também contribuam com melhorias.
Inicialmente ela começou com os esforços de Ryan Boren e Matt Mullenweg. Hoje a Automattic (empresa por trás do wordpress.com) já possui mais de 700 funcionários trabalhando remotamente em mais de 60 países diferentes.
Ele deixou de ser uma plataforma para blogs e se tornou o principal CMS do mercado, uma vez que cerca de 34% de todos os sites da internet sejam desenvolvidos em WordPress.
VANTAGENS DO WORDPRESS
São muitas as vantagens do WordPress. Separei aqui as principais delas:
- SEO Friendly: a estrutura do WP favorece um bom posicionamento no Google e oferece muitos recursos. Claro que a otimização do site depende de muitas outras coisas, mas usar o WordPress já é um excelente começo.
- Gratuito: o WordPress é uma plataforma open source. Isso significa que seu desenvolvimento é colaborativo e aberto. Qualquer um pode usar e qualquer um pode utilizar.
- Confiável: mais de 1/3 de todos os sites do mundo são feitos em WP, pois ela é uma plataforma madura e já consolidada no mercado.
- Seguro: qualquer plataforma está sujeita a brechas de segurança. Por isso mesmo, o WordPress tem muito cuidado nesse quesito. Geralmente os problemas relacionados a segurança no WP, em sua maioria, estão relacionados a práticas ruins por parte dos usuários, webmasters e desenvolvedores.
- Fácil de usar: a curva de aprendizado é realmente rápida. Em outras palavras, em pouco tempo você já aprende a utilizar e sente-se confortável com o uso da plataforma.
- Extensível: é possível adicionar muitos novos recursos e também mudar a aparência do seu WP, simplesmente instalando plugins e temas.
Fonte de PEsquisa: https://www.mirago.com.br/aula/wordpress/